Este conteúdo visa de modo objetivo apresentar o funcionamento do Ecossistema Progamático, com a especificação dos termos e siglas envolvidos em seu processo.
A Mídia Programática começou a fazer parte do Universo da Comunicação a partir do desenvolvimento da relação entre a Tecnologia, os Dados, que propicia uma maior assertividade no alcance do público-alvo durante sua navegação, junto aos Veículos de Comunicação. Como Estratégia de Comunicação, foi adotada a partir de 2013.
O Processo Programático, consiste na compra e venda automatizada do inventário dos PUBLISHERS (Veículos de Comunicação), por meio de Plataformas. A sua aplicabilidade envolve uma verdadeira sopa de letras, com muitas siglas.
ECOSSISTEMA PROGRAMÁTICO
A sua interpretação, é muito simples: a partir de dois lados o da Venda (em laranja) e da Venda (azul) ocorre uma negociação em uma plataforma denominada AD EXCHANGE (verde), que interagem por algoritmos. Em sua modalidade mais comumente utilizada RTB (Real Time Bidding), ocorre um leilão em alguns milisegundos.
No LADO DA VENDA, os PUBLISHERS, buscam otimizar os seus inventários via as SSP´s (Sell Side Plataform), que oferecem os seus inventários junto as AD EXCHANGES. Com o desenvolvimento dos leilões, ocorreu a necessidade de incremento da Gestão do Processo de Vendas.
Fonte: MSB NEXOS
Pelo LADO DA COMPRA, os ANUNCIANTES podem utilizar as suas AGÊNCIAS para contratar uma ATD (Agency Trading Desk) que coordena o Planejamento junto as DMP´s (Data Management Plataform), quando são trabalhados os dados necessários para a definição dos perfis a serem buscados no Universo Digital. A partir deste momento, são passados para as DSP´s (Demand Side Plataform). Somos parceiros da EXIBER, Agency Trading Desk, junto ao mercado de AGÊNCIAS E ANUNCIANTES.
Entender o Ecossistema, é o primeiro passo para se inserir na Mídia Programática.
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