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O Resiliente Rádio

O RÁDIO é um dos MEIOS DE COMUNICAÇÃO mais antigos, e que mais soube se reinventar diante ao avanço da Tecnologia e o surgimento de concorrentes. Os pontos que devem ser considerados na sua utilização comercial são temas deste conteúdo.

A operação do rádio no Brasil, começou nos anos 20, tendo sido o principal meio de comunicação em períodos como a Segunda Guerra Mundial. Três décadas depois da sua chegada, passou por um importante desafio com o surgimento da televisão que deu imagem as suas falas e aos poucos atingiu a grande massa da população. No entanto, o RÁDIO, sobreviveu e transformou-se eficaz com o acesso a todas as classes sociais, distancias ou gêneros musicais.

Na década de 90, outro embate e muitos novamente cravaram o final da abrangência do meio, citavam que aparelhos de cd portátil, seriam os seus grandes inimigos, poderia se ouvir o seu disco favorito em alta qualidade para que ouvir rádio?

O cd praticamente acabou, hoje se verifica que foi uma grande miopia pois se considerou a forma e não o conteúdo. Este por fim, agora disponibilizado em aplicativos e na internet com suas transmissões. Não se precisa dizer que como uma fênix, o rádio se reinventa.

Desta vez, vale ressaltar, que a forma de comercialização sofreu mudanças, e é sempre bom atualizar quem pretende utiliza-lo como seu canal de comunicação junto ao seu público.

PONTOS QUE CONTINUAM VÁLIDOS

# Frequência em Mídia Avulsa – o mínimo de 06 inserções por dia em mídia avulsa, com pelo menos inserções de segunda à sexta-feira.

# O retorno é proporcional ao investimento. Poucas inserções isoladas em horário indeterminada, são pouco efetivas.

# Se tem pouca verba, utilize patrocínio, com pelo menos 03 meses, perderá em frequência mas atingirá público em horário específico.

# Busque associar a sua marca em produtos com adequação ao seu público, como patrocínio de jornadas esportivas e eventos.

NOVOS CONCEITOS

# Ocorreu uma migração no conceito de COMUNICAÇÃO INTEGRADA, saiu da exposição em vários veículos para formatos que contemplam mídia paga, própria ou ganha. Saiba explorar estes formatos para rádio.

# Segmentação continua, no entanto, por exemplo, rádios que eram líderes no passado junto as classes mais populares e com a idade mais avançada, precisam ser revistas. Natural ocorrer uma queda de audiência, pela competição de outras formas e até porque muitos dos consumidores desaparecerem com o tempo.

# Os patrocínios que antigamente envolviam apenas a comunicação verbal e exposição da marca em eventuais ações de patrocínio, ganharam a internet, tenha o seu ambiente digital para esta nova onda.

# Esteja atento aos novos formatos de comercialização em rádio.

# O digital trouxe o monitoramento constante, o que antigamente nos meios tradicionais era quase impossível. Atualmente, nas ações que envolvam o digital pratique esta forma e na parte que for tradicional faça uma lição anterior, tenha mapeado os seus controles antes, durante e após a veiculação e cruze com o digital. A análise destes dados irá possibilitar uma maior assertividade na verificação. Outra forma de taguear manualmente, se existe este termo, é antiga, coloque produtos e ofertas especiais por mercado, veículo e por ação.

A partir da utilização destes pontos, com certeza a sua campanha terá muito maior sucesso. Se você é ANUNCIANTE, temos parceria com as principais emissoras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o mercado do Paraná. No caso de ser PUBLISHER podemos auxiliá-lo na geração de novas receitas para o seu veículo. Fale conosco contato@msbnexos.com.br.