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O Veículo de Comunicação Virou Publisher

Este conteúdo é prioritário para veículos de comunicação de pequeno e médio porte que precisam se adequar ao mercado influenciado pela mudança definitiva de Ambiente, impactados pela questão da tecnologia e retração de investimento em segmentos tradicionais.

Uma questão importante, muitos veículos impressos de pequeno e médio porte, tinham sua receita originária de governo ou publicidade legal. Sentimos lhe informar, se este for o seu caso, esta fonte vai ser cada vez menor, e a sua empresa terá dois caminhos a obsolescência ou se adequar aos novos tempos. Se não ainda aconteceu para o bem ou mal esta hora irá chegar.

É notória a incorporação de termos técnicos no Marketing e Comunicação. O Marketing por si só seria o estudo de Mercado ou Mercadologia, o que soaria estranho. Termos praticados fora do Brasil não necessitavam a sua tradução, mas que com o avanço da tecnologia e dos modelos de negociação foram gradativamente agregados ao vocabulário da comercialização em especial o termo PUBLISHER aplicado aos VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.

Em sua tradução literal o PUBLISHER refere-se ao editor, produtor do conteúdo. Faz-se necessária à sua utilização, como forma para separar a prática atual do mercado para um modelo que contemple e conecte os veículos de comunicação a diferentes plataformas.

 Vale ressaltar que este termo não é comum em todo mercado, é uma interpretação com base na experiência para diferenciar as formas de atuação em especial dos veículos de comunicação on line ou impresso.

O modelo tradicional dos jornais era baseado em receitas como a comercialização em diferentes frentes concentradas em Espaços Comerciais, Produtos Gráficos, Digital ou na venda do Conteúdo por meio de assinaturas. Neste contexto o digital é mais uma frente de receita.

FIGURA 1 – MODELO REMUNERAÇÃO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

FONTE: MSB NEXOS

O modelo de Remuneração e de interação com o mercado, se concentrava basicamente na integração de 03 agentes: Veículo, Agência e Cliente. A efetivação da veiculação se tratava em uma negociação que poderia englobar dados de pesquisa e o resultado obtido nas campanhas era subjetivo, com um alcance da mídia para diversas pessoas e com dispersão da mensagem no atingimento do seu público-alvo.

A tecnologia possibilitou o acesso personalizado, em que uma página pode ser exibida com conteúdo personalizado para diferentes pessoas.  Neste processo além de agência, a parte de Consultoria, Mídia, Data e Martech.

FIGURA 2 – ECOSSISTEMA MODELO PUBLISHER

FONTE: PRÓXXIMA LANDSCAPE

O modelo com vários players envolvidos na compra não é comum aos veículos de comunicação em mercados menores, mas afetam diretamente o seu posicionamento, pois a venda do espaço em anunciantes fora do seu mercado originário passou a ser personalizado enquanto o seu modelo de venda é pelo espaço.

Se ficou confuso com este cenário, temos uma excelente notícia, somos especializados em lhe ajudar neste processo de transição, contato@msbnexos.com.br